Thursday, August 10, 2006

Mais ou menos assim assim

Hoje acordei mal disposto. Não sei se foi obra do repasto de ontem à noite; do calor… que convidou àbejeca; do pouco tempo passado nos braços de Morfeu, alguma coisa foi e agora encontro-me, tal como um condenado, a contar o tempo que me falta para cumprir a pena. Duas horas e meia é o meu castigo. Assim que receber a ordem de soltura, vou a correr para casa, dispo-me, tomo banho, bebo leite e como qualquer coisita para enganar o estômago. Na realidade, isto não passa de liberdade condicional porque amanhã tenho de voltar e picar o ponto… de preferência, com outra disposição e produtividade.
Além da moléstia, que só por si me deixa um pouco apático, custa-me responder à pergunta sacramental que todos os meus colegas e amigos me fazem: “Tudo bem? “
O que é que faço? Se digo que não me sinto bem, vão querer saber o motivo. É natural, são amigos e preocupam-se com o meu bem-estar, mas, por outro lado, não me apetece falar. Dilema!
Está decidido, responderei sinceramente ao “tudo bem?” a apenas algumas pessoas. As restantes terão de se contentar com o “vou andando” ou algo parecido. No fundo, estou a exercer a minha nacionalidade. A lusofonia é riquissíma em palavras / frases que não adiantam rigorosamente nada, perfeitas para este tipo de situação. Temos o “assim assim”, o “vou andando”, o “mais ou menos”, o “podia estar melhor”, o “escapatório”, o pós moderno “tá-se”, as opções são numerosas.

2 comments:

Warrior Princess said...

Realmente a Lingua Portuguesa é riquíssima! Permite-nos escapar muitas vezes a questões que para nós são perturbadoras, constrangedoras ou que simplesmente nada nos dizem e aí... para quê perder tempo com uma resposta elaborada, quando a nossa lingua mãe até nos permite, uma resposta curta e subjectiva, sem que para tal sejamos indelicados...
Em situações como a tua, de ter que responder a um "Tudo bem" quando não apetece... um simples "tudo..." é uma óptima resposta... não se diz nada, porque o "Tudo" é muito vasto, e a pessoa do outro lado fica satisfeita!
Já agora... Espero que já esteja TUDO bem contigo! ;-)
Bjs

Anonymous said...

muito bem!
tão umas cronicas fixes!e bem pensadas!
gostei !
e comé? tá-se???
:)
luis