Sunday, August 20, 2006

Fora de prazo


Hoje de manhã abri a embalagem de fiambre de peito de peru que tenho no frigorífico para fazer a sande que como ao pequeno-almoço e/ou lanche. É um hábito que tenho desde tenra idade. Para quê comprar uma sanduíche de queijo ou de outro conduto quando posso fazê-la e levá-la de casa? E o mesmo se passa com o leite. Tenho sempre pacotes de leite em casa e no local de trabalho para suprir a minha dose diária recomendada de cálcio. Voltando à vaca fria, neste caso, ao peru fresco, felizmente, a embalagem contém apenas 10 ou 12 fatias porque, a partir do momento que a abri, tal como a Cinemateca organiza ciclos dedicados a actores e a realizadores, eu entrei, forçosamente, no ciclo do fiambre de peru. Até a última fatia me atravessar o esófago, as minhas sandes são de fiambre, fiambre e fiambre!
Teoricamente, as embalagens e os aditivos químicos deveriam garantir a frescura do produto durante bastante tempo, mas acontece que ao fim do quinto dia, as fatias começam a ganhar lividez e encarquilham. É uma corrida contra o tempo...
Eu, o meu frigorífico e os retalhistas, secundados por muitas empresas de produtos alimentares organizamos outros ciclos. A semana passada tive os do milho e ervilhas, e antes desses tive o da alface, vivido muito intensamente devido à perenidade desta planta.
Se ainda ao menos tivesse alguém que me fizesse companhia... mas não tenho essa sorte! Sou o produtor, realizador, actor principal, projeccionista e único espectador destes filmes. A alimentação e a gestão da copa são, para mim, os maiores problemas em viver sozinho. É difícil acertar nas proporções quando se cozinha para uma pessoa; suja-se imensa louça na mesma; falta-me imaginação e talento para a lide gastronómica; quase todas as embalagens de produtos alimentares são feitas a pensar em alcateias, nunca em lobos solitários!
Fiscalizo periodicamente a despensa para não deixar expirar nada, porém, há sempre produtos que acabam no caixote do lixo ou são consumidos extemporaneamente. E depois? Desde que não dê a volta à tripa nem leve ninguém ao hospital... A propósito, isto lembra-me um episódio que sucedeu há cerca de três anos. Foi uma das raras ocasiões em que tive comensais em casa. Eu e um amigo decidimos comemorar a iminente paternidade de um colega, companheiro de noitadas e de férias, com um exótico caril de frango. Convidámo-lo a ele e à futura mulher e deitámos mãos à obra para que tudo estivesse pronto quando o casalinho chegasse. Correu tudo bem, as entradas foram devoradas num ápice e o frango estava delicioso. Parabéns aos cozinheiros!
Horas depois, quando punha alguma ordem e limpeza na cozinha, dei por mim a olhar para a saqueta de caril que havia sobrado. Pensei cá para os meus botões:
- Sobrou tão pouco que não vale a pena guardar. Deixa cá ver o prazo de validade...
Caíu-me o queixo quando olhei para a data. Já havia expirado há coisa de 10 anos! Onde é o que o meu amigo teria desencantado aquela relíquia? Terá sido uma herança?
O facto é que usámos aquele caril do milénio passado e ninguém se queixou de nada, muito pelo contrário, o frango foi um êxito! Pouco tempo depois, eu e o meu amigo comentámos que, antigamente, quando o transporte das especiarias era feito por naus, passavam-se anos desde que o caril saía do produtor até chegar à mesa do consumidor. Pois... É do caril!

3 comments:

Warrior Princess said...

Antes os ingredientes fora de prazo, do que nós! :-)
Infelizmente as embalagens e aditivos químicos não conservam os alimentos por muito tempo...o que faz com que nós, únicos titulares e habitantes das nossas casas, passemos a vida a encher o caixote do lixo, com produtos fora de prazo! (Por falar em fora de prazo...10 anos???? :-)))Até parece que as produtoras alimentares são Instituições de Solidariedade Social, a quem simplesmente gostamos de dar dinheiro... Mesmo que tenhamos uma "boa gestão de copa" (que eu até considero ter), acabam sempre por existir produtos a mais...
Bom... quanto ao teu problema de "alimentação e gestão de copa", posso-te dar umas dicas se quiseres... enquanto, não as dou, deixo-te uma sugestão: Realiza mais ocasiões comensais no teu lar! Vais ver que do que parecia ser feito para alcateias... afinal não é assim tanto! ;-)

Anonymous said...

ehehehehe ninguem morreu ! o puto nasceu bem viva o caril vintage!!
mai nada!!

luis !

Carocha said...

Envergonhada é a palavra! Sou uma péssima gestora de despensa e do frigorífico. Aplico a técnica do "empurra" lol e lá vai tudo para o fundo. Ainda que tente disciplinar-me, é escusado! Por norma, espreito o prazo antes de consumir (mas só nessa altura), apenas para confirmar que já expirou! lol