Monday, September 11, 2006

Avante, camarada, avante!

A Revolução Russa deu-se em Outubro, mas em Almada de Leste, os festejos comemorativos da ascensão da esquerda têm início um mês antes, no primeiro fim-de-semana de Setembro, com a Festa do Avante.
Durante muitos anos, como criatura apolítica que tento ser, olhei de soslaio para este evento. Saciava a minha curiosidade ouvindo relatos de amigos e colegas que eram habitués desta festa. Percebi que alguns iam porque eram – aqui o pretérito tem duplo sentido já que lhes perdi o rasto - comunistas acérrimos, mas a maioria não sabia distinguir a política de esquerda da de direita, o que lhes interessava era o centro da rambóia! Três dias de música, com alguns sons alternativos à mistura; confraternização; comezainas típicas… Tudo isto, lá está, regado com a bela da cerveja e, para alguns, defumado com charros.
Tive de esperar muito tempo, quase duas décadas, para me sentir suficientemente tentado a comprar o ingresso de entrada, a famosa EP - entrada permanente. Todavia, fico-me pela intenção porque, vai para cinco anos, tenho um programa mais apelativo cuja data coincide com a da Festa do Avante. Trata-se de um acampamento na Costa Vicentina, mais precisamente entre Vila Nova de Milfontes e Porto Covo.
Vistas bem as coisas, há várias semelhanças entre o meu acampamento e o Avante. Para começar, ambos se situam em distritos governados por comunistas; em poucos dias sinto na pele essa cor política… Adquiro, segundo me dizem, uma tonalidade “alagostada”; fico vermelho, já que a paleta de cores da minha epiderme não inclui o bronze. Os estaminés de comes e bebes e artesanato são substituídos por outro tipo de barracas: tendas. Também elas de todos os tamanhos, feitios e cores. É uma paisagem semelhante! Quem já acampou vários dias seguidos sabe que, inevitavelmente, realizamos certas tarefas que habitualmente são feitas por máquinas, pela mulher a dias, pela mamã… Neste capítulo, cada um sabe de si! São trabalhos que nos aproximam do homem comum, do proletariado; como a lavagem da loiça, a preparação das refeições, a limpeza do domicílio, etc. Para terminar, curiosamente, o parque pertence e é gerido por um sindicato, e isso vê-se e lê-se nas suas instalações.
Por estas e por (muitas) outras, acho que continuarei a dispensar o Avante. É que não há festa como a minha!

2 comments:

Warrior Princess said...

Também trocaria a tua festa entre Vila Nova e Porto Covo, pela do Avante! Sem sequer olhar atrás!!!
Agora desculpa lá.... "...certas tarefas que habitualmente são feitas por máquinas, pela mulher a dias, pela mamã…..." tarefas que são feitas pelo sexo feminino? Que machismo é este, amigo???
Vives em que século?
lol

O País Cinzento said...

lol... não sejas má para mim! Eu também disse por máquinas e há poucos homens a dias.