Friday, August 01, 2008
Atravessar o Tejo
Estamos na primeira década do século XXI. Toda a Europa é controlada por leis anti-tabaco...
Toda? Não! Uma empresa de transportes públicos povoada por irredutíveis funcionários ainda resiste à Lei. E a vida não é nada fácil para os utentes desta firma que trabalham em Lisboa, Oeiras, Amadora...
Curiosamente, anos antes de conhecermos tais leis, nas salas de espera desta empresa, ocasionalmente, era proibido fumar. O rigor desta regra dependia do vigilante de serviço. Estavam à frente do seu tempo, porém, tal como bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz, o regulamento aplicava-se única e exclusivamente aos utentes, já que os da "casa" fumavam e fumam copiosamente. Tanto que, a escassas semanas da lei entrar em vigor, era vulgar ver funcionários fechados nos guichés a fumar ao mesmo tempo que atendiam clientes. Na certa, davam uma "passa" por cada "x" bilhetes vendidos!
Não é nenhuma visão dantesca, mas estes aquários de fumo são mais próprios dos filmes americanos dos anos 40 e 50 do século passado do que de uma empresa que se diz moderna.
Ainda hoje, mesmos nos dias de maior azáfama, quando o vício ou o stress aperta, alguns funcionários abandonam temporariamente o seu posto para ir à rua queimar um "Garrett". Quem não acha piada são as pessoas que ficam na fila...
Mas os verdadeiros irredutíveis são os marinheiros. Esses sim, são homens de fibra, e não abandonaram anos de tradição - e a rapaziada nova que chega, segue-lhe as pisadas - só porque uns senhores em S. Bento se lembraram que era melhor fazer assim do que assado. Apesar de ser proibido fumar nas instalações da empresa, eles, só porque estão ao ar livre, não se coíbem de o fazer com a maior das naturalidades. E se entretanto é preciso atracar uma embarcação, não se atrapalham nem um pouco. Uma mão segura o cigarro enquanto a outra chega e sobra para receber a amarra e prendê-la ao cabeço. Os menos destros levam o cigarrinho à boca para ficar com ambas as mãos livres. É tudo uma questão de atitude no trabalho.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment