Wednesday, April 01, 2009

Duas seguidas

A minha primeira experiência de caminhada foi excruciante e ao mesmo tempo divertida. Habituado a percorrer longas distâncias a pé, mas em percursos urbanos, à qual somava a prática regular de natação, julgava estar fisicamente preparado para caminhar em trilhos montanhosos quando me lançaram esse desafio. Além do mais, o trilho proposto tinha pouco mais de 12 quilómetros e estava classificado com grau médio de dificuldade.
Estavam, a meu ver, reunidas as condições minímas. O meu "guia", porém, habituado àquelas aventuras, resolveu pregar-me uma partida: O homem ligou o "turbo" mal nos pusemos a caminho!

Aguentei o ritmo em terreno pouco íngreme, mas à medida que as subidas se acentuavam, tornou-se-me penoso acompanhá-lo. Às tantas, ele distanciava-se poucos metros, parava por uns momentos à minha espera e perguntava-me se eu queria parar. Não lhe dei esse prazer; disse-lhe que era mais lento, por falta de hábito, mas que estava tudo bem. Mal ele me dava as costas e acelerava, eu arfava e resfolegava como um cão... Mas silenciosamente!
O trilho, segundo algumas revistas e brochuras, era coisa para levar 4 a 5 horas. Nós fizemo-lo em 3 horas e meia. Missão cumprida e comprida!
No dia seguinte estava fresquinho e retomei as minhas voltinhas de turista; mais tarde vim a saber que o meu "amigo" ficou em casa a jogar PlayStation... Com os músculos doridos!

Raramente me recordo deste episódio, mas na sexta-feira passada não pude deixar de o fazer porque me meti "noutra": uma caminhada de dois dias. Sinto-me bem e razoavalmente em forma. Há meses que tenho o hábito de andar de bicicleta, dou alguns passeios a pé durante semana e ocasionalmente até faço caminhadas. Mas uma a seguir à outra é novidade para mim! Não me sinto assaltado pelo medo do fracasso, mas ninguém gosta de fazer má figura...

O primeiro dia correu lindamente. Ainda receei que as botas/ténis me "mordessem", mas pelos vistos já estão moldadas aos meus pés. Cheguei ao fim do trilho cansado mas satisfeito, e os 24 quilómetros da etapa esticaram para 27 ou 28 porque o albergue e o restaurante distavam alguns quilómetros.

Acordei mais cansado do que quando me deitei e sabia que tinha pela frente uma etapa diferente da do dia anterior. Menos quilómetros, mas com declives e com uma ribeira para atravessar.
Esforcei-me por manter o mesmo ritmo do príncipio ao fim, alheio aos desníveis do terreno - muitos queixam-se das descidas, mas são as subidas que mais me custam - e não podia ter corrido melhor. Cheguei/chegámos praticamente no pelotão da frente! Até ao último caminheiro chegar ao ponto de encontro, tive de esperar cerca de uma hora.

Para mim, pelo menos para já e provavelmente por este ano, acabou-se a Via Algarviana, mas fiquei a pensar quantos mais dias conseguiria manter-me em "prova"... Talvez em 2010 tire férias para tentar a travessia completa, os 14 dias!

2 comments:

Carmo said...

Realmente é um percurso lindíssimo, e dá vontade de também tentar!
Tu consegues envolver-nos no teu entusiasmo e maneira de transmitires as tuas aventuras.
Adorei o teu relato!!!!

Anonymous said...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Necesitas ganar dinero y no sabes que hacer[/b]
Hemos encontrado la mejor guia en internet de como ganar dinero. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]