Friday, January 12, 2007

Na pele de Santiago Nasar

Hoje, mal acabo de chegar à redacção, a (minha amiga e colega) Ana disse-me, com pesar, que ouviu no rádio a notícia do cancelamento das minhas edições. Encolhi os ombros e, com a mesma conformidade que um condenado à morte conhece a data da sua execução, respondi… respondi… Já não sei o que respondi, mas disse-lhe qualquer coisa sobre, o que penso ser, a minha continuidade na editora: estou a prazo até Março ou meados de Abril!
Dadas as actuais circunstâncias; a política de contenção , as vendas em queda, e mais, a extinção de títulos… ai, ai! O que hei-de esperar!?
Todavia, o que mais me custa é a forma como a informação interna - o desempenho financeiro da empresa, o lançamento e o cancelamento de revistas, etc. - é gerida.
Já dobrei a dúzia de anos ao serviço desta empresa, e pouco ou nada mudou desde então. Para sabermos notícias da casa, temos de consultar outras fontes, com especial destaque para a imprensa da concorrência!
Lembra-me o provérbio “O cornudo é sempre o último a saber” ou, numa referência de fino recorte literário, a Crónica de uma Morte Anunciada. Toda a gente sabia o fim trágico de Santiago, no entanto…
Se tiver de levar uma “facada” por causa da conjuntura, que seja - ai! - e que façam as minhas contas. Só dói uma vez e a vida continua; mas uma facada nas costas é que não! É uma dor que desperta ódio, rancor, e coisas más, muito más...

3 comments:

Anonymous said...

é com pesar que venho ao teu blog e dou de caras com este tituloainda mais porque nao nos vemos desde o natal o meu fim de ano foi passado em casa !(trabalhei 31 e dia 1) e eram 22h de dia 31 e eu ja estava deitado! nao fosse a artilharia da "nossa" Emilia eu nem dava por isso !
tu sempre lutaste e sei que iras continuar !ha-ja saude! po resto damos a volta ! mas sem "#$%#/&%
abraço
luis

A. said...

tens talento. és um grande amigo. és um bom profissional. vai correr tudo bem de certeza!
quanto às empresas que têm estas atitudes não adivinho bom fim...
...eu às vezes penso o que é que estou mesmo aqui a fazer!! em termos de principios isto não tem nada a ver comigo. cada vez há menos comunicação. menos calor humano. menos motivação.
kisses!
A.

Warrior Princess said...

Como compreendo o que sentes amigo...infelizmente! É mesmo...nestas situações, somos sempre como o corno!
Mas haja saúde e esperança...num futuro mais risonho! Sou apologista de que: Nada acontece por acaso! E quem sabe se as situações desagradáveis por que passamos hoje, não são apenas o impulsionar de situações futuras melhores? E que se as más nunca tivessem acontecido, não teríamos depois oportunidades de viver outras melhores? :-)