Tuesday, January 30, 2007

Assembleia Geral de Condóminos

É um clássico nesta altura do ano! Meia dúzia de proprietários reúne-se à entrada do prédio, despertando olhares curiosos dos transeuntes. Seguem-se alguns momentos incómodos até alguém cortar o silêncio com os prantos da ordem: - Isto é uma pouca vergonha! – São sempre os mesmos que aparecem ! – Vamos começar porque já não vem mais ninguém!… Involuntariamente, há sempre alguém que fica estrategicamente colocado junto de um interruptor para acender a luz quando o temporizador dispara. O pior de tudo é a passagem da pasta. Os condóminos alegam pouca disponibilidade, falta de conhecimentos na área administrativa, assuntos pessoais ou profissionais que poderão prejudicar o seu desempenho enquanto administrador, mas a desculpa mais retumbante é a de que pretendem vender o imóvel.
Além de ser uma maçada assistir a estas reuniões, há sempre o perigo de sair de lá empossado administrador. Foi o que me aconteceu há cerca de dois anos. Entrei na reunião como simples comproprietário e saí administrador. Já me tinham avisado que esta metamorfose pode ocorrer, mas fui negligente. Pensei tratar-se de um capricho do destino, um azar, que só acontece aos outros… como estava equivocado. O(s) administrador(es) cessante(s) diz(em) que aquilo não custa nada. É só depositar as permilagens, fazer umas contitas, assinar uns cheques e já está. Mal se dá pelo trabalho… teoricamente, porque na prática a conversa foi outra. Todos os meses recebi reclamações por causa da (falta de) limpeza; por outro lado, a senhora que desempenhava esta tarefa reclamava um aumento pela prestação de serviços; entretanto, fui confrontado com uma nova lei que obrigou a administração a instalar um sensor de peso no elevador, tive de (mandar) fazer obras no terraço… Mais contactos, mais despesas, mais tempo perdido! E para passar a pasta foi o cabo dos trabalhos, que resultou no aumento da minha pena de 12 para 18 meses.
Outro ano e meio se passou até ganhar coragem para voltar a assinar a folha de presenças na assembleia geral. Geral!? Chamar geral à soma de alguns gatos pingados é um exagero! Enfim… Apesar dos meus receios, a reunião correu muito bem. Agora, a administração é da responsabilidade de uma empresa, a limpeza, idem. Assim é muito mais fácil, mas compreendo porque se diz que o progresso chega sempre tarde…
Reunimo-nos, não na entrada do prédio mas sim, na garagem, longe de olhares indiscretos, e sempre que algum dos intervenientes se lembrava de partilhar uma história pessoal - uma boa parábola vem sempre a jeito - o administrador, tentou, furtivamente, fechar parêntesis para discutir os pontos da ordem de trabalhos.
O zénite da assembleia teve lugar quando um dos condóminos pediu a palavra. Pensei que fosse para manifestar o seu agrado em relação ao desempenho da actual administração, e talvez fosse essa a intenção, mas o certo e sabido é que o senhor usou da palavra para dizer que não tinha nada a declarar. Apeteceu-me dizer: “E podem citá-lo na acta”!

1 comment:

Warrior Princess said...

Reuniões de Condomínio...grrr...são sempre a mesma coisa, são sempre as mesmas pessoas! Eu também tive a minha esta fds e, lá passei a pasta da Administração! Confesso que as coisas até estavam bem organizadas e não me custava continuar, como muitos queriam! Mas.... o que mais me chateia é estarem sempre a bater-te à porta por tudo e por nada! Finalmente vou ter paz!!!